BRASÍLIA: O QUERIDINHO DO BRASIL
Publicado em: 14/08/2018

O Brasília marcou uma geração de carros, um dos primeiros VW a ser feito fora da Alemanha  não tinha como ser mais brasileiro

 

Sua fabricação durou quase 10 anos, o Brasília da Volkswagen, tinha a missão de ser um carro robusto como o fusca, porém com mais espaço e conforto.

 

Claro que o nome era uma homenagem à capital brasileira. O lançamento oficial foi em junho de 1973, pouco tempo depois do lançamento do seu concorrente principal, o Chevrolet Chevette.

 

 

O tempo de glória foi entre as décadas de 70 e 80, durante esse tempo foram produzidos mais de 1 milhão de carros, sendo que mais de 100 mil foram exportados para as Filipinas, Nigéria, Portugal e América Latina.

 

Fazia parte do carro, um motor era de 1600cm3, alimentado com um único carburador de modelo Solex30, conseguindo assim 60 cv de potência. Logo após, a VW  lançou o motor 1,6 L alimentado por dois carburadores Solex 32. O que se tornou a motorização padrão para o Brasília nos anos seguintes.

 

A máquina caiu nas graças do povo, que elogiava muito suas linhas retas, qualidade e durabilidade. O mesmo padrão posteriormente, serviu de inspiração para a Variant. O queridinho foi tirado do mercado para dar vez ao mais novo lançamento da montadora, o Gol 1,6 litro em 1981.

 

Em 2012, o modelo ganhou o status de carro clássico. Assim todos os modelos devem receber a placa preta aqui no país, usada para carros de colecionador.

 

Nos dias de hoje é possível localizar um carro ou outro do modelo. O carro, já atinge boa cotação no mercado de colecionadores. Se tornando peça importante para os amantes de clássicos.