Acessórios Automotivos – Um Novo Ciclo de CrescimentoPrimeiro Trimestre de Oportunidades
Publicado em: 29/05/2018

Já é de superação o real crescimento de 15% nas vendas de veículos 0km no primeiro trimestre de 2018. Lembramos que a Fenabrave nas suas mais otimistas análises, projetou um crescimento de 10% para 2018. E este é só o começo…

O setor como um todo deve crescer 13,02% neste ano, contabilizando Ônibus, Caminhões, Motos, implementos rodoviários e máquinas agrícolas, ou seja, teremos uma performance linear que é muito positivo para todo o segmento.

Neste momento a importação volta a crescer com o aquecimento do mercado interno, principalmente com a aquisição de veículos provenientes de países que possuem acordos comerciais com o Brasil, onde destacamos a Argentina e Mexico. A tendência é este numero crescer anda de maneira relevante, alavancado pelos incentivos que chagarão do governo federal através do rota 2030. No primeiro trimestre já ultrapassamos de 50% do crescimento nos importados comparados a 2017, estamos falando de US$ 922 Mio, que já reagem no segmento com a retirada dos 30 pontos sobretaxados do IPI para veículos fora do Mercosul e México, que faziam parte do programa de incentivos do já extinto InovarAuto.

Neste começo de ano já entraram no Brasil aproximadamente 60.000 veículos importados, que irá melhorar o mercado interno pois estimulará a concorrência por preços nos salões de vendas e irá promover a inclusão de novas tecnologias como referência para a indústria nacional.

Agora começará uma nova disputa pelos consumidores brasileiros. A inovação será um fator preponderante na decisão de compra. Neste mês a VW anunciou um forte investimento de 2Bi no Paraná para o desenvolviento de um novo SUV compacto, chamado de T-Cross. Entrará na briga direta com o Creta, Renegade, HR-V e Kicks. Este investimento faz parte dos 7Bi que a VW anunciou para o lancamentonde 13 novos modelos no Brasil até 2020.
Para o mercado de reposição este bom momento já porporciona uma realidade ainda mais otimista, pois a indústria de autopeças começa a investir em novas tecnologias e oportunidades que fortalecerão o segmento.

Grandes empresas e redes mundiais já aceleram seus planos de investimentos no Brasil, principalmente as empresas europeias, pois no velho continente os fabricantes de veículos já entendem uma diminuição na venda de veículos, porém os automóveis que estiverem nas ruas terão maiores quilometragens. Empresas já se unem para se fortalecerem o car sharing (compartilhamento), como a BMW e a Daimler. Mais detalhes na próxima ediçãoCom a retomada nas vendas da Industria Automotiva no Brasil, já começamos a sentir a contínua evolução nas vendas de acessórios para veículos. Vivemos um novo período de retomada da economia e, a redução das taxas de juros voltam a estimular os financiamentos, alavancando a venda de Carros 0Km que agora disputaram um novo momento dos brasileiros, que devem ser a cada dia mais atraídos pela competitividade e promoções. Esta disputa de mercado trará novamente para os fabricantes nacionais de veículos a busca por preços mais atrativos para chegar até o “bolso” deste consumidor ávido a realizar o sonho de ter um veículo com o seu perfil..

 

A GM, líder em vendas no Brasil, já tem em seu planejamento para os próximos 5 anos a produção de veículos em plataformas com custos de produção mais baixos, feitos para ‘bases” chinesas que são concebidas para mercados hiper-competitivos. Carros mais “pelados” começam a crescer no show room das concessionárias, abrindo para o mercado grandes oportunidades para a venda de acessórios modernos e inovadores. Destacamos que as concessionárias estão se preparando para atender estes consumidores com financiamentos dilatados e fortes promoções, porém, o mercado formado pelas lojas de Acessórios, que estiverem bem preparados para manter a fidelidade do seu cliente, sairão na frente, com serviços técnicos diferenciados e atendimentos personalizados.

Outro ponto que merece total relevância é o crescimento nas vendas de veículos de 09 á 12 anos de uso, que cresceu 78% no período de Jan a Abr/18 comparados ao mesmo período de 2017. Como os consumidores de veículos semi-novos, com o aquecimento da economia migraram para a compra de veículos 0km, uma grande parcela de brasileiros, ainda se recuperando da crise econômica, está se movimentando na direção de veículos usados. Com este mercado novamente aquecido, os consumidores iniciam um novo processo de modernização de seus automóveis que passa por modernas sonorizações, Multimídias de última geração, lâmpadas de LED, rodas especiais, etc.
Prontos para este novo ciclo de crescimento nas vendas de acessórios??