A INSPIRAÇÃO PARA O FUTURO DA FIAT
Publicado em: 26/12/2018

Seu design é marcado por linhas sem interrupções, uma homenagem ao puro design italiano

 

O Fiat Fastback é o oitavo concept car da Marca, trata-se um híbrido entre UV, sedan e coupé, que possui a essência do design italiano feito no Brasil. O conceito tem a missão de traduzir os quatro novos princípios do Design da Fiat na América Latina: humano, ousado, contemporâneo e flexível e capaz de gerar experiências sem interrupções.

 

O conceito tem a missão de antecipar a visão da Marca para os futuros lançamentos e foi totalmente projetado no Design Center Latam, localizado no Polo Automotivo Fiat, em Betim – MG.

 

Seguindo o conceito Wrap Around, uma linha envolve toda a carcaça sem interrupções, dando a sensação de continuidade em todos os detalhes. Na frente, foram adotados novos posicionamentos para os dois grupos óticos em LED, posicionados logo abaixo do capô e com linhas que seguem até a lateral. O segundo grupo ótico é envolvido por um anel metálico que se integra à grade em lâminas horizontais, trazendo refinamento e largura ao conjunto frontal.

 

O logo FIAT aparece na parte superior da grade. No canto esquerdo, a assinatura Fastback, inspirada em gestos velozes, reforça o caráter provocativo do modelo.

 

A parte superior entrega as sensações de velocidade e elegância que marcam a personalidade imponente e, ao mesmo tempo, a humanidade.

 

A traseira, com seu característico vidro fastback, que possui caída dinâmica, surge com linhas ágeis, arrematando o visual de forte emoção. As lanternas de LED remetem ao conjunto dianteiro, carregadas de ousadia e refinamento. A força visual da parte inferior é acentuada com os escapes nas extremidades do para-choque.

 

Destacam-se ainda as rodas de liga leve 19”, marcadas pelo contraste entre os acabamentos, fosco e brilhante em perfeito equilíbrio.

 

Inédita, a cor metálica vibrante, Moonstone, foi cuidadosamente desenvolvida para criar um reflexo intenso e contraste marcante. Para acompanhar,foram usados na grade frontal, frisos, retrovisores, entre outros itens, uma palheta de cores neutras, trazendo o Black Piano e o cromo acetinado.

A parte interna é inspirada no design italiano, com superfícies fluidas e esculturais para criar a sensação de bem-estar, envolvimento e conforto. A simplicidade é uma característica forte do painel de instrumentos, sem perder a funcionalidade e com formato extremamente escultural, seguindo o conceito Wrap Around.

 

“Buscamos a simplicidade, em uma homenagem ao puro design italiano”. Daniel Gerzson, líder de Design Exterior da FCA.

 

Falando em proporções, o modelo tem 4,600 m de comprimento, 2,045 m de, 1,610 m de altura e 2,695 m de entre-eixos.

A Fiat o apresentou no Salão do Automóvel, onde foi muito bem recebido pelo público. Para a alegria de todos, o conceito pode virar realidade e ter produção iniciada no final de 2020, sobre outros detalhes como plataforma e motorização, a Fiat não se pronunciou.